27 de junho de 2011

Gentileza Gera Gentileza. E Descaso, Gera O Quê?

"Apagaram tudo, pintaram tudo de cinza...”

Muitos já ouviram falar do “Profeta Gentileza” (José Datrino 11/04/1917 a 28/05/1996). Homem simples, que viveu nas ruas do Rio De Janeiro – RJ. Sua história marcou a vida de muitas pessoas. Seu jeito de persuadir a comunidade, com seus versos pintados e escritos de forma singular. Tocava o coração das pessoas, que apressadas pelo corre-corre da cidade grande, vislumbravam a beleza das palavras do profeta. Entre as suas várias frases e poemas, que foram pintados em várias pilastras de um viaduto no Rio de Janeiro, a mais famosa de todas é: “Gentileza Gera Gentileza”. Uma verdade simples, expressa de maneira simples, criada por um homem simples, mas que carregava uma riqueza de preceitos tão raros hoje em dia. Mas um dia as palavras do profeta foram apagadas. Os poderosos resolveram que aquele não era lugar para isso, e que tais palavras empobreciam a vista do local. Aqueles versos aborreciam quem estava no poder. Foi então que eles (poderosos) as retiraram. No lugar delas, estavam apenas paredes cinzas, sem vida, que nada ensinava. Mas não podia ficar assim. O vazio passou a incomodar a população. Foi então que o povo se mobilizou, e, juntos, devolveram vida as paredes, que, outrora, foram as telas do profeta. 
 Nessa madrugada, um grupo de jovens, que por enquanto são chamados de loucos, mas, que dentre em breve também poderão ser chamados de “profetas”. Saíram pelas ruas da cidade de Mossoró – RN, e levaram à tona as suas verdades. Deixaram pintadas no asfalto, aquilo que eles já esbravejam há bastante tempo. Palavras de ordem, que reforçam a sua opinião a respeito do descaso com a educação potiguar. Provavelmente essas palavras se extinguirão em poucos dias. O asfalto sujo brevemente cobrirá de detritos o manifesto desses jovens.  Mas enquanto houver pessoas dispostas a lutar por suas verdades, aquelas palavras permanecerão vivas. Independentemente de estarem no asfalto, nos muros ou nas faixas; a causa permanecerá viva.
 O Profeta Gentileza dizia: “Gentileza Gera Gentileza”. Os jovens do @C_O_M_E_M perguntam: “E o descaso gera o quê?”. Até quando você ficará parado? A luta não é apenas desses jovens; a luta pertence a todos aqueles que desejam mudar, para melhor, a situação da educação em nosso estado. É através da educação que poderemos construir um mundo melhor.
Então, car@ amig@, faço um convite para aderir ao nosso movimento. Venha ser mais um arquiteto do amanhã desse país. Coloque o seu tijolo de vontade, una-o com a esperança de que o porvir será melhor, e, juntos, vamos pincelar nosso protesto nas ruas, muros, cartazes e rostos. Como diria o nosso velho amigo Che Guevara: “Muitos me chamarão aventureiro, e o sou, só que de um tipo diferente, sou daqueles que colocam a vida em jogo para demonstrar as suas verdades”. Vamos à luta! 



19 comentários:

  1. ótima ideia... Rumo a mais avenidas \õ/

    ResponderExcluir
  2. Parabens,moçada!Muita disposição para a luta e criatividade.Em defesa da Educação, em defesa da UERN!Ivonete Soares

    ResponderExcluir
  3. EU TENHO MUITO ORGULHO DE VOCÊS! =)

    ResponderExcluir
  4. Tenho Orgulho de participar do COMEM. xD

    ResponderExcluir
  5. Meu apoio a vc's! Toda luta é valida, gostaria muito de poder estar cm vc's de perto, participando integralmente do movimento, porém, não o posso de corpo presente mas mesmo assim não deixo de lutar junto da maneira q posso via Twitter. Orgulho-me de vc's! :)

    ResponderExcluir
  6. A postagem não poderia ficar mais completa! Estão de parabéns! Como diz Sheilla, "Tenho Orgulho de participar do COMEM." E vamos à luta!

    ResponderExcluir
  7. Tipo os caras que pintaram uma bicicleta em uma avenida de São Paulo, né? Mas isso não seria vandalismo? Fiquei na dúvida.

    ResponderExcluir
  8. Não é vandalismo quando não é feito com tinta permanente e/ou que interfira na sinalização da via.

    Obrigado pelo comentário. Continue nos seguindo.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns ao COMEM e aos jovens desse RN!

    ResponderExcluir
  10. Orgulho dos jovens desse Nordeste! Coragem!

    ResponderExcluir
  11. Muito lindo mesmo! A verdade tem que ser exposta, para que aqueles que foram cegados, voltem a enxergar! Orgulho de fazer parte do COMEM +1

    ResponderExcluir
  12. Quem não se sensibilizar com essa causa que é coletiva não terá tato para sentir a si próprio no mundo que se diz unificado.. Estamos aqui por vocês Brasil, por nós.

    ResponderExcluir
  13. ORGULHO DE SER COMEM

    essa luta é de todos nos!!!

    ResponderExcluir
  14. Lutar sim!desistir da luta, jamais! mas, com prudência e responsabilidae

    ResponderExcluir
  15. minha querida tenho muito ORGULHO de VCS, parabéns!!!
    Já falava o velho maluco beleza Raul: Sonho que sonhamos só é um sonho, sonho que sonhamos juntos é REALIDADE.

    ResponderExcluir